FIA PUBLICOU REGULAMENTOS DESPORTIVOS DO WRC 2017

A FIA publicou os regulamentos desportivos do WRC 2017, sendo que existem somente quatro pontos importantes a sublinhar. A inscrição dos World Rally Car 2017 terá que ser sempre suportada por um Construtor, algo que não é novidade, porque sempre foi assim, mas que convém agora reforçar, porque se fala muito da possibilidade dos VW Polo WRC 2017 poderem correr. Fala-se do Qatar e da Red Bull, e na verdade ainda há tempo para colocar de pé um projeto deste tipo, mas ele terá sempre que ser suportado por um construtor.

A participação terá que ser feita com um mínimo de dois carros, que cumpram o 2017 Apêndice J, Artigo 255A. Cada construtor pode nomear até três pilotos por prova, sendo que os dois melhores somam pontos para o campeonato de Construtores. O valor da inscrição é €319,830.

Ao contrário do que sucedeu até aqui, a Power Stage passara a premiar os cinco melhores, atribuindo 5, 4, 3, 2, 1 pontos, para os cinco primeiros classificados, respectivamente. Outra regra alterada passa pela obrigação de cada piloto fazer pelo menos três passagens no Shakedown da prova.

Há outra curiosidade interessante que passa pelo facto do Rali de Portugal ser uma das três provas ‘obrigatória’ para os concorrentes do WRC 2 e WRC 3, o que significa que todos os pilotos inscritos têm que participar na prova portuguesa, e também nos ralis da Alemanha e Gales/Inglaterra.