EQUIPAS WRC 2024

HYUNDAI SHELL MOBIS WORLD RALLY TEAM

Hyundai made its return to WRC competition in 2014 with an all-new team and ambitious long-term plans for success in rallying’s top class.

Team Summary

The Korean firm wasn’t new to the WRC. It competed in the F2 category between 1998 and 2000, before switching to a World Rally Car version of its Accent saloon until 2003.

Hyundai’s return was heralded by the unveiling of a prototype i20 World Rally Car at the Paris Motor Show in September 2012. Things moved quickly, with the establishment three months later of a new motorsport base in Germany.

Resumo da equipe
 
A empresa coreana não era nova no WRC. Competiu na categoria F2 entre 1998 e 2000, antes de mudar para uma versão World Rally Car do seu sedã Accent até 2003.
 
O regresso da Hyundai foi anunciado pela apresentação de um protótipo i20 World Rally Car no Salão Automóvel de Paris, em Setembro de 2012. As coisas avançaram rapidamente, com o estabelecimento, três meses depois, de uma nova base de desporto motorizado na Alemanha.

Former Peugeot WRC technical head Michel Nandan was brought in to oversee the task of creating a fully operational team, a rally-specification i20 and developing a brand new motorsport facility - all from scratch and in 12 months.

At the wheel throughout 2014 was the previous year’s championship runner-up, Thierry Neuville. Hyundai was clear from the off that the season would be a development year, but it showed plenty of promise and Neuville led a surprise 1-2 result in Germany.

The team’s breakthrough came in 2016 when Neuville firstly put the i20 on the podium at Rallye Monte-Carlo and then Hayden Paddon’s dominant maiden victory in Argentina made people sit up and take note.

Neuville matched the performance two rallies later in Sardinia and after two victories and 12 podiums, Hyundai secured second in the championship.

There was a common theme to 2017 and 2018. Neuville and Hyundai led both championships before fading away in the second half of the season and having to settle for more runners-up finishes.

The squad rang the changes for 2019. Andrea Adamo took over as team principal and nine-time champion Sébastien Loeb joined Neuville, Andreas Mikkelsen and Dani Sordo at the wheel. A steely strategic approach was rewarded with its first manufacturers’ title.

 
O ex-chefe técnico do Peugeot WRC, Michel Nandan, foi contratado para supervisionar a tarefa de criar uma equipa totalmente operacional, um i20 com especificação de rally e desenvolver uma nova instalação de automobilismo - tudo do zero e em 12 meses.
 
Ao volante durante 2014 esteve o vice-campeão do ano anterior, Thierry Neuville. A Hyundai deixou claro desde o início que a temporada seria um ano de desenvolvimento, mas mostrou-se muito promissora e Neuville liderou um resultado surpreendente de 1-2 na Alemanha.
 
O avanço da equipa ocorreu em 2016, quando Neuville colocou pela primeira vez o i20 no pódio no Rali de Monte-Carlo e depois a vitória dominante de Hayden Paddon na Argentina fez com que as pessoas se sentassem e prestassem atenção.
 
Neuville igualou o desempenho dois ralis depois na Sardenha e depois de duas vitórias e 12 pódios, a Hyundai garantiu o segundo lugar no campeonato.
 
Houve um tema comum em 2017 e 2018. Neuville e Hyundai lideraram ambos os campeonatos antes de desaparecerem na segunda metade da temporada e terem de se contentar com mais vice-campeonatos.
 
A equipa fez as mudanças para 2019. Andrea Adamo assumiu como chefe da equipe e o nove vezes campeão Sébastien Loeb juntou-se a Neuville, Andreas Mikkelsen e Dani Sordo no volante. Uma abordagem estratégica sólida foi recompensada com o seu primeiro título de fabricante.
Newly-crowned world champion Ott Tänak made a shock switch to the Korean squad for 2020 and Hyundai squeezed home at the final round to secure back-to-back successes.
After a disappointing 2021 campaign, Tänak and Neuville led the 2022 attack, while Dani Sordo and youngster Oliver Solberg shared the third i20 N. After a rocky start to the WRC's hybrid-powered era, the team quickly picked up pace and, by the end of the season, had netted five victories to finish second in the manufacturers' championship.
Hyundai experienced a rollercoaster ride in 2023, with its WRC campaign overshadowed by the tragic loss of Craig Breen in a testing accident. The Irishman had returned to the Korean manufacturer and immediately showcased his pace, securing a second-place finish for his i20 N WRC Rally1 Hybrid at Rally Sweden. From Croatia onwards, Hyundais around the world sported Irish colours and the poignant #ForCraig message. Much loved and one of the sport’s brightest talents, Craig will never be forgotten.
 
O recém-coroado campeão mundial Ott Tänak fez uma mudança surpreendente para a seleção coreana em 2020 e a Hyundai conseguiu vencer na prova final para garantir sucessos consecutivos.
 
Depois de uma campanha decepcionante em 2021, Tänak e Neuville lideraram o ataque de 2022, enquanto Dani Sordo e o jovem Oliver Solberg dividiram o terceiro i20 N. Depois de um início difícil na era dos motores híbridos do WRC, a equipa rapidamente acelerou e, no final da temporada, conquistou cinco vitórias e terminou em segundo lugar no campeonato de fabricantes.
 
A Hyundai viveu uma viagem de montanha-russa em 2023, com a sua campanha no WRC ofuscada pela trágica perda de Craig Breen num acidente de teste. O irlandês regressou ao fabricante coreano e imediatamente mostrou o seu ritmo, garantindo o segundo lugar para o seu i20 N WRC Rally1 Hybrid no Rali da Suécia. Da Croácia em diante, os Hyundais em todo o mundo ostentaram as cores irlandesas e a comovente mensagem #ForCraig. Muito querido e um dos talentos mais brilhantes do esporte, Craig nunca será esquecido.

Team leader Thierry Neuville emerged as Hyundai’s highest-placed finisher across 2023. Ending third in the championship and as the top non-Toyota driver, trailing only Kalle Rovanperä and Elfyn Evans, the Belgian demonstrated remarkable consistency with eight podiums in 13 starts.  

Esapekka Lappi also joined the team and made an immediate impact, leading in Sweden and Mexico. The Finn's comfort and speed aboard the i20 were the talk of the first half of the season. Unfortunately, a series of three crashes in four starts during the last five events caused him to plummet down the end-of-season standings.  

Dani Sordo and Teemu Suninen collaborated to contribute points and further progress from the third car, with Sordo's second-place finish at Vodafone Rally de Portugal being the highlight of the Spaniard's season.  

Hyundai heads into 2024 with, arguably, its strongest line up yet; unlike for any of its previous campaigns, all five front-line drivers have won at WRC level. Neuville and Ott Tänak lead the Hyundai charge for more WRC silverware but Lappi, Andreas Mikkelsen and Dani Sordo will back the pair up in their rally-winning ambitions.

O líder da equipa, Thierry Neuville, emergiu como o melhor colocado da Hyundai em 2023. Terminando em terceiro no campeonato e como o melhor piloto não pertencente à Toyota, atrás apenas de Kalle Rovanperä e Elfyn Evans, o belga demonstrou notável consistência com oito pódios em 13 partidas.
 
Esapekka Lappi também se juntou à equipa e teve impacto imediato, liderando na Suécia e no México. O conforto e a velocidade do finlandês a bordo do i20 foram o assunto da primeira metade da temporada. Infelizmente, uma série de três acidentes em quatro provas diferentes durante os últimos cinco eventos fez com que ele caísse na classificação de final de temporada.
 
Dani Sordo e Teemu Suninen colaboraram para contribuir com pontos e progredir ainda mais com o terceiro carro, sendo o segundo lugar de Sordo no Vodafone Rally de Portugal o ponto alto da temporada do espanhol.
 
A Hyundai entra em 2024 com, sem dúvida, sua linha mais forte até agora; ao contrário de qualquer uma das campanhas anteriores, todos os cinco pilotos da linha da frente venceram ao nível do WRC. Neuville e Ott Tänak lideram a Hyundai na busca por mais títulos no WRC, mas Lappi, Andreas Mikkelsen e Dani Sordo vão apoiar a dupla nas suas ambições de vencer ralis.
 

M-SPORT FORD WORLD RALLY TEAM

Established by ex-factory team driver Malcolm Wilson, M-Sport was selected to breathe new life into Ford’s World Rally Championship programme in 1997.

Fundada pelo ex-piloto de fábrica Malcolm Wilson, a M-Sport foi selecionada para dar nova vida ao programa do Campeonato Mundial de Rally da Ford em 1997.

Team Summary

Established by ex-factory team driver Malcolm Wilson, M-Sport was selected to breathe new life into Ford’s World Rally Championship programme in 1997.

Former world champions such as Colin McRae, Carlos Sainz and Marcus Grönholm delivered numerous rally victories, the latter leading the squad to back-to-back manufacturers’ titles in 2006 and 2007 with a Focus RS World Rally Car.

Resumo da Equipa
Fundada pelo ex-piloto de fábrica Malcolm Wilson, a M-Sport foi selecionada para dar nova vida ao programa do Campeonato Mundial de Rally da Ford em 1997.
Antigos campeões mundiais como Colin McRae, Carlos Sainz e Marcus Grönholm obtiveram inúmeras vitórias em ralis, este último levando a equipa a títulos de construtores consecutivos em 2006 e 2007 com um Focus RS World Rally Car.

Jari-Matti Latvala and Mikko Hirvonen brought more victories when the Fiesta replaced the Focus in 2011, but Ford’s withdrawal from the championship at the end of 2012 delivered a financial blow to Wilson’s small team.

It toiled without further success until 2017 when the arrival of Sébastien Ogier signaled a swift upturn in fortunes. The Frenchman led the team to both the drivers’ and manufacturers’ world titles in an impressive new-generation Fiesta.

Jari-Matti Latvala e Mikko Hirvonen trouxeram mais vitórias quando o Fiesta substituiu o Focus em 2011, mas a retirada da Ford do campeonato no final de 2012 foi um golpe financeiro para a pequena equipa de Wilson.
 
Trabalhou sem mais sucesso até 2017, quando a chegada de Sébastien Ogier sinalizou uma rápida recuperação na sorte. O francês levou a equipa ao título mundial de pilotos e de construtores num impressionante Fiesta de nova geração.

Ford returned to M-Sport’s side in 2018 in greater force and Ogier delivered another drivers’ crown before returning to Citroën in 2019.

Although success has been hard to come by in recent seasons, the squad managed to win the first ever rally of the WRC's hybrid era when nine-time world champion Sébastien Loeb got behind the wheel of a Puma at Rallye Monte-Carlo in 2022.

A Ford regressou ao lado da M-Sport em 2018 com maior força e Ogier conquistou outro título de piloto antes de regressar à Citroën em 2019.
 
Embora o sucesso tenha sido difícil de obter nas últimas temporadas, a equipa conseguiu vencer o primeiro rali da era híbrida do WRC quando o nove vezes campeão mundial Sébastien Loeb assumiu o volante de um Puma no Rallye Monte-Carlo em 2022.

A revised line-up offered up plenty of hope in 2023. Ott Tänak - WRC champion in 2019 - returned to the British squad having spent recent years with Hyundai. Sadly for the Estonian and the British squad, they couldn’t quite knock Kalle Rovanperä off the top spot, but there was still enough to cheer – including victories in Chile and Sweden.  

Tänak’s team-mates Pierre-Louis Loubet and Grégoire Munster endured mixed fortunes, with the former struggling to match his rally-leading success of the 2022 season. Munster arrived into a Puma later in the year and quickly found his feet with impressive speed in Chile and Central European Rally. The latter delivered seventh overall.  

M-Sport Ford heads into 2024 with revamped young and dynamic line-up. Munster begins his first full campaign at the sport's top level, while Frenchman Adrien Fourmaux returns to a Puma full-time. 

Uma formação revista ofereceu muita esperança em 2023. Ott Tänak – campeão do WRC em 2019 – regressou à equipa britânica depois de ter passado os últimos anos na Hyundai. Infelizmente para a selecção da Estónia e da Grã-Bretanha, não conseguiram tirar Kalle Rovanperä do primeiro lugar, mas ainda houve motivos suficientes para festejar – incluindo vitórias no Chile e na Suécia.
 
Os companheiros de equipa de Tänak, Pierre-Louis Loubet e Grégoire Munster, tiveram sortes mistas, com o primeiro lutando para igualar seu sucesso como líder de rali na temporada de 2022. Munster chegou com um Puma no final do ano e rapidamente se recuperou com uma velocidade impressionante no Chile e no Rally da Europa Central. Este último ficou em sétimo lugar geral.
 
A M-Sport Ford entra em 2024 com uma gama renovada, jovem e dinâmica. Munster inicia sua primeira campanha completa no mais alto nível do esporte, enquanto o francês Adrien Fourmaux retorna ao Puma em tempo integral.

TOYOTA GAZOO RACING WORLD RALLY TEAM

A new entrant to the championship in 2017, the Toyota Gazoo Racing WRT represents the long-awaited WRC comeback for Toyota - a name synonymous with rallying success in the 1980s and 1990s. 

Estreante no campeonato em 2017, o Toyota Gazoo Racing WRT representa o tão esperado regresso da Toyota ao WRC – um nome sinónimo de sucesso nos ralis nas décadas de 1980 e 1990.

Team Summary

The Japanese brand can trace its rally roots back to 1957 when it entered the Mobilgas Round Australia Rally. But it was 1975 when Toyota really made its mark, when Hannu Mikkola won Finland’s 1000 Lakes Rally at the wheel of a factory-backed Corolla.

Toyota established a motorsport base in Cologne, Germany, and went on to claim more WRC victories, including three consecutive Safari Rally wins.

Resumo da equipe
 
As raízes da marca japonesa no rali remontam a 1957, quando participou no Mobilgas Round Australia Rally. Mas foi em 1975 que a Toyota realmente deixou a sua marca, quando Hannu Mikkola venceu o Rali dos 1000 Lagos da Finlândia ao volante de um Corolla de fábrica.
 
A Toyota estabeleceu uma base no automobilismo em Colônia, Alemanha, e conquistou mais vitórias no WRC, incluindo três vitórias consecutivas no Safari Rally.

In 1990, Toyota had its first WRC champion driver in Carlos Sainz, and in 1993 it became the first Japanese brand to win the WRC manufacturers’ title.

By the end of its factory-backed activities in 1999, Toyota had collected three manufacturers’ titles, (in 1993, 1994 and 1999) and four drivers’ titles (two for Sainz and one each for Juha Kankkunen and Didier Auriol).

Toyota’s return was confirmed in January 2015 by the company’s president, and passionate rally enthusiast, Akio Toyoda. A team base was established in Finland and Toyoda put former world champion Tommi Mäkinen in charge of developing a Yaris ready for a 2017 comeback.

Em 1990, a Toyota teve o seu primeiro piloto campeão do WRC, Carlos Sainz, e em 1993 tornou-se a primeira marca japonesa a conquistar o título de construtores do WRC.
 
Ao final de suas atividades apoiadas pela fábrica em 1999, a Toyota havia conquistado três títulos de fabricantes (em 1993, 1994 e 1999) e quatro títulos de pilotos (dois para Sainz e um para Juha Kankkunen e um para Didier Auriol).
 
O retorno da Toyota foi confirmado em janeiro de 2015 pelo presidente da empresa e apaixonado por ralis, Akio Toyoda. Uma base de equipe foi estabelecida na Finlândia e Toyoda encarregou o ex-campeão mundial Tommi Mäkinen de desenvolver um Yaris pronto para o retorno em 2017.

The squad proved the surprise of the season. A sensational second place for Latvala at the opening Rallye Monte-Carlo could have been dismissed as a fluke – before he followed it with victory at the next round in Sweden. Esapekka Lappi added a third win at the fastest rally of them all, Neste Rally Finland.

The success continued as new signing Ott Tänak joined Latvala and Lappi and the trio lifted the manufacturers’ title in 2018. Twelve months later Tänak secured his maiden drivers’ crown.

O elenco foi a surpresa da temporada. Um segundo lugar sensacional para Latvala na abertura do Rallye Monte-Carlo poderia ter sido considerado um acaso – antes de ele seguir com a vitória na próxima rodada, na Suécia. Esapekka Lappi somou uma terceira vitória no rali mais rápido de todos, Neste Rally Finland.
 
O sucesso continuou quando o novo contratado, Ott Tänak, se juntou a Latvala e Lappi e o trio conquistou o título de construtores em 2018. Doze meses depois, Tänak garantiu o seu primeiro título de piloto.

The team had an all-new line-up in 2020, featuring Sébastien Ogier, Elfyn Evans and rookie Kalle Rovanperä. In a compelling season finale, Ogier overcame Evans to claim his seventh drivers’ title.

Toyota retained the same line-up for 2021 and enjoyed an even more successful season. Ogier landed the drivers’ title, co-driver Julien Ingrassia secured the co-drivers’ crown in his final year and the team also claimed manufacturers’ honours.

Ogier stepped back to a part-programme in 2022, sharing a GR Yaris with Esapekka Lappi while Evans and Rovanperä headed the team’s title defence. It turned out to be yet another dream year for the squad for its new GR Yaris Rally1. Not only was it succesful in defending its manufacturers' crown, but Rovanperä also clinched the drivers' title - becoming the youngest driver in WRC history to do so.

A equipa teve uma formação totalmente nova em 2020, com Sébastien Ogier, Elfyn Evans e o estreante Kalle Rovanperä. Num final de temporada convincente, Ogier superou Evans para conquistar o seu sétimo título de pilotos.
 
A Toyota manteve a mesma formação em 2021 e teve uma temporada ainda mais bem-sucedida. Ogier conquistou o título de pilotos, o co-piloto Julien Ingrassia garantiu a coroa de co-pilotos em seu último ano e a equipa também conquistou as honras dos fabricantes.
 
Ogier voltou ao programa parcial em 2022, partilhando um GR Yaris com Esapekka Lappi, enquanto Evans e Rovanperä lideraram a defesa do título da equipa. Acabou por ser mais um ano de sonho para a equipa do seu novo GR Yaris Rally1. Não só teve sucesso na defesa do título de construtor, mas Rovanperä também conquistou o título de pilotos - tornando-se o piloto mais jovem da história do WRC a fazê-lo.
The 2023 season was just as successful, with Toyota triumphing again in the manufacturers' series by a dominant 116 points over Hyundai. Rovanperä delivered three victories to secure back-to-back drivers' titles while team-mate Evans finished runner-up after taking wins in Croatia, Finland and Japan.
 
A temporada de 2023 foi igualmente bem-sucedida, com a Toyota triunfando novamente na série de fabricantes por 116 pontos dominantes sobre a Hyundai. Rovanperä conquistou três vitórias para garantir títulos consecutivos de pilotos, enquanto o companheiro de equipa Evans terminou em segundo lugar depois de vencer na Croácia, Finlândia e Japão.