Carro - PEUGEOT 208 RALLY 4

Algumas perguntas frequentes

  • A PEUGEOT SPORT utilizou todo o seu know-how para reforçar a sua oferta em carros de rali na categoria de duas rodas motrizes com a chegada do novíssimo PEUGEOT 208 RALLY 4.
  • Trata-se de um automóvel totalmente novo, no qual os engenheiros e mecânicos da PEUGEOT SPORT têm trabalhado ativamente desde o início do verão de 2018. Desenvolvido a partir do novo PEUGEOT 208 de estrada, o 208 RALLY 4 aproveitou ao máximo todas as vantagens técnicas e estéticas evoluções apresentadas no carro de estrada.
  • O novo PEUGEOT 208 RALLY 4 pretende ser o orgulhoso sucessor do 208 R2, campeão de vendas na categoria de duas rodas motrizes e o carro de rally mais popular da história da PEUGEOT SPORT, com mais de 450 exemplares vendidos. Para atingir este objetivo, a missão dos engenheiros da PEUGEOT SPORT era clara: criar um carro de rali rápido, confiável e divertido de dirigir. A sua reconhecida experiência, juntamente com as inúmeras sessões de testes realizadas em todo o tipo de terreno e condições climatéricas – por vezes extremas – respondem perfeitamente ao briefing inicial.
  • O novo PEUGEOT 208 RALLY 4 está equipado com um novo motor 1.2 turbo de três cilindros com a mais recente tecnologia PureTech. Trata-se de um motor básico particularmente potente no carro de estrada, que foi adaptado para uso de competição pelos engenheiros da PEUGEOT SPORT para produzir 208 cavalos de potência, com um turbo maior, sistema de gerenciamento do motor Magneti Marelli e caixa de câmbio SADEV. Tudo isto está alojado na nova plataforma CMP utilizada por todos os automóveis do segmento B do Grupo PSA, que oferece peso reduzido e melhor dinâmica do veículo para um melhor desempenho desportivo.
  • O PEUGEOT 208 RALLY 4 fará sua primeira aparição competitiva na Espanha sob a bandeira PEUGEOT RALLY ACADEMY para o Rally de Madrid, na sexta-feira 22 e sábado 23 de novembro. Será pilotado por Efren Llarena e pilotado por Sara Fernandez: a campeã FIA ERC3 de 2019. Também estará em ação na França durante o mesmo fim de semana para a final do campeonato francês de rally de asfalto da FFSA: o Rallye du Var de 22 a 24 de novembro.
  • Em linha com um processo de homologação da FIA que decorrerá até ao final do primeiro trimestre de 2020, a PEUGEOT SPORT abrirá as pré-encomendas do novo PEUGEOT 208 RALLY 4 no início de janeiro de 2020, ao preço de 66.000€ ( mais impostos).
  • Mantendo a sua aposta na promoção dos jovens talentos, os primeiros exemplares do PEUGEOT 208 RALLY 4 serão prioritários para os pilotos participantes na monomarca 208 RALLY CUP em França e Ibérico (Espanha e Portugal).

Ficha técnica

 Tipo : EP6C (pistões, bielles, AAC spécifiques). 

Cilindro: 1,598 cm3 

Alésage/curso: 77 mm x 85,8 mm 

Potência máxima: 185 canais / 7800 tr/min 

Casal maxi: 19 m.daN / 6300 tr/mn 

Potência por litro: 116 ch/l 

Reservatório: 60 l 

Alimentação: injeção indireta (Magneti Marelli), mono-papillon motorisé 

Distribuição: 2 arbres à cames en tête entraînés par chaîne avec déphasage admissão & échappement 

 Caixa de Velocidades - Boîte de vitesses

 Boîte de vitesses : Sequentielle 5 rapports à commande mécanique, 3 casais homologués 

Diferencial: Autobloqueio pré-carregado à rampa. 

Embrayage: Mono-disco céramétallique (Ø184 mm) à commande hydraulique 

Travões | Direcção - Freins / Direção

 Freins AV : Discos flutuantes ventilados, étriers 4 pistões à fixação radiale. 

– Asfalto Ø310 x 30 mm 

– Terre Ø285 x 26 mm 

Freins AR : Discos pleins Ø290×8 mm, étriers 2 pistões à fixação radiale 

TRavão de Mão | Comando Hidráulico - Frein à main : Commande hydraulique 

Direção: Assistência Hidráulica 

Trens rolantes

 Suspensões AV : Pseudo McPherson, triângulos spécifiques rotulés 

Barre antiroulis avant spécifique intercambiável em paliers lisses (3 choix de raideur) 

Jambes de force spécifiques: alumínio forjado (régage carrossage côté pivot). 

Suspensões AR : Essieu en « H » renforcé avec barre antiroulis intercambiáveis ​​(3 choix de raideur) 

Amortisseurs AV / AR: Spécifiques Öhlins 3 voies + butée hydraulique réglable 

Chassis

 Estrutura: Coque renforcée par arceau multipoints soudé (norme FIA) + Ski spécifique acier 

Pesos: Mini norma FIA: 1.030 kg à vista, 1.180 kg com equipamento 

Partição AV/AR : 64% / 36% 

Dimensões

 Comprimento / largura: 3,962 mm / 1,739 mm 

Empattement: 2,538 mm 

Voie AV / AR: 1,475 mm / 1,470 mm 

Rodas - Roues

 Asfalto – jantes : 6,5 x 16

Terre-jantes : 6 x 15